Informações & Serviços

Acesse o Manual do Cliente

Serviços

Através dos nossos canais de atendimento os usuários podem solicitar serviços e agendar visitas técnicas. Tais como:

Informações sobre a conta de água, segunda via de contas, religação e desligamento de água, nova ligação de água, negociações de dívidas, alterações cadastrais, solicitação de aferição do hidrômetro; solicitação de visita técnica para vazamentos, além de registrar denúncias e críticas. Alguns dos serviços são taxados e somente podem ser executados pelos colaboradores da Ativa Saneamento Urbano.

Informações

Para solicitações de novas ligações de água ou alterações é necessário levar a central de atendimento presencial os seguintes documentos e cópias.

1 - Identificação do usuário

Pessoa Física:

  • Cópia e original do CPF e RG.

Pessoa Jurídica:

  • Cartão CNPJ.
  • Cópia e original do Documento relativo à constituição da empresa.
  • Cópia e original da Documentação pessoal do sócio ou representante legal (juntamente com procuração).

2 - Comprovação de imóvel

Proprietário do Imóvel:

  • Cópia autenticada da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda (com firma reconhecida).
  • Alvará de construção, IPTU (atual), ou certidão de numeração do imóvel.

Inquilino:

  • Cópia do contrato de locação (com firma reconhecida).
  • Cópia do RG e do CPF do proprietário (autenticado ou acompanhado do original).
  • Cópia autenticada da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda (com firma reconhecida).
  • Alvará de construção, IPTU (atual), ou certidão de numeração do imóvel.

Certifique-se que a sua residência está habilitada para a instalação da ligação de água. A montagem do cavalete e a ligação de água serão executadas exclusivamente pelos colaboradores da Ativa Saneamento Urbano. Veja como estar habilitado para a ligação de água:

3 - Canais de Atendimento

A Ativa Saneamento Urbano disponibiliza diversos canais de atendimento aos usuários, promovendo maior comodidade e agilidade aos clientes e colaboradores.

Atendimento Presencial: Distrito de Babilônia – Município Delfinópolis, Rua João Bispo Garcia, nº 192. Com horário de atendimento de 9:00 às 11:00 e de 14:00 às 16:00 de segunda a sexta-feira.

Em breve atendimento também no distrito de Olhos d’Água da Canastra – Município Delfinópolis.

Atendimento via WhatsApp: (32) 99928-7656

4 - Tratamento de água

O tratamento sanitário reduz os riscos de doenças ligadas ao consumo de água imprópria ou contaminada, melhorando diretamente a saúde e bem estar da população. Na estação de tratamento, acontecem processos que eliminam todas as impurezas, garantindo que a água esteja limpa e pronta para consumo humano.

Nossas equipes mantêm uma rotina de monitoramento da água distribuída. Para tanto, as amostras são coletadas em diversos pontos e submetidas a exames bacteriológicos e físico-químicos, em padrões predefinidos pelo Ministério da Saúde.

O tratamento da água deve começar na preservação!

Cuidar do meio ambiente é dever de todos!

5 - Canal de Denúncia

A Ativa Saneamento Urbano possui rotinas que garantem a água de qualidade chegue até a entrada das residências. Porém meios alternativos de abastecimento de água não possuem garantias da sua potabilidade, podendo causar riscos à saúde humana. Meios alternativos ainda podem causar impacto a distribuição de água de toda uma comunidade. Por exemplo, poços artesianos e caminhão-pipa são só alguns dos meios alternativos que podem custar caro para sua saúde, seu bolso e sua família!

Além disso, a água que temos acesso é um bem finito e escasso, fraudes nas ligações causam o desperdício desse recurso e o comprometimento da rede de distribuição, impactando o meio ambiente as comunidades. As fraudes na rede de distribuição, ou nos equipamentos correlatos a ela, desviam a passagem de água e são crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

Se souber ou se ofereceram a você alguma fraude ou irregularidade, denuncie! Água tratada preserva a sua saúde e o meio ambiente. Caso tenha uma fraude na ligação de água do seu imóvel, solicite a regularização por um de nossos canais de atendimento.

Sua denúncia pode ser anônima. Basta enviar uma mensagem na página de contato, é só deixar as informações pessoais (nome, telefone e e-mail) sem preenchimento.

6 - Reservatório Domiciliar

Possuir um reservatório domiciliar promove segurança hídrica para você e sua família, a caixa de água garante o abastecimento de sua residência em momentos de interrupções programadas ou emergenciais.

A Ativa Saneamento Urbano assegura a qualidade da água fornecida até o ponto de entrada da sua residência, no ponto do cavalete. Possuímos uma rotina de monitoramento para garantir a potabilidade da água. Assim, é muito importante que cada morador cuide da higienização do reservatório domiciliar e das instalações hidráulicas residenciais.

Confira aqui como limpar a sua caixa de água:

E lembre-se! Mantenha o seu reservatório domiciliar sempre tampado a fim de evitar a entrada de insetos e animais.

7 - Combate ao Desperdício

A Ativa Saneamento Urbano trabalha para fornecer a você um abastecimento de qualidade, evitando o desperdício através ações para as reduções de perdas nas tubulações. Você também pode ajudar a combater o desperdício de água por meio de práticas conscientes no seu dia a dia, e ainda economizar na conta.

Aprenda a evitar o desperdício com nossas dicas simples!

8 - Controle seu Consumo

O hidrômetro é o aparelho que indica a quantidade de água consumida por meio de medições exatas e confiáveis. É um aliado ao consumo consciente, ajudando o morador a economizar e reduzir o desperdício. A falta do hidrômetro favorece o consumo excessivo e pode prejudicar o abastecimento.

Você pode realizar a leitura periódica do seu hidrômetro e, assim, conferir o valore da sua conta de água e controlar seu consumo.

Aprenda aqui como realizar a leitura do seu hidrômetro:

Seu hidrômetro também pode ser seu aliado contra possíveis vazamentos em sua residência. Mantenha o registro do cavalete aberto e feche todas as saídas de água da sua casa, não abra as torneiras ou utilize as descargas. Feche o registro de entrada ou prenda a boia do reservatório domiciliar. Anote os números que aparecem no seu hidrômetro e, após uma hora, verifique se o número aumentou. Caso tenha uma alteração é uma indicação de possível vazamento no ramal direto da rede de distribuição.

Verifique aqui outros tipos de vazamentos e formas de detecta-los:

Caso possua um vazamento no ramal direto da rede, solicite a visita de um colaborador da Ativa Saneamento Urbano. Agende uma visita técnica por um dos canais de atendimento.

9 - Explicando a conta de água

As regras que regem como os recursos hídricos no Brasil determinam que o serviço de abastecimento de água seja cobrado, com objetivo de motivar o uso racional desse recurso e valorizar esse bem tão essencial pra preservação da vida.

A Ativa Saneamento Urbano utiliza os valores arrecadados para custear as operações e assegurar a continuidade do abastecimento seguro à população. Além disso, por meio da tarifa, sustenta-se investimentos nos programas de preservação dos mananciais, na expansão dos serviços de saneamento básico e nas comunidades abastecidas pelos sistemas.

10 - Segunda Via

Você pode imprimir a segunda via da sua fatura aqui mesmo pelo site!

11 - Tarifa Social

A Ativa Saneamento Urbano em parceria com a Prefeitura Municipal de Delfinópolis garante a uma parcela populacional o benefício da tarifa social. A tarifa social será implantada para resguardar o interesse social nas unidades residenciais, sendo concedido desconto no percentual de 40% na tarifa normal e deverá obedecer a critérios predefinidos.

Confira se você e sua família se enquadram no benefício.

Ficou com alguma dúvida? Obtenha mais informações através dos nossos canais de atendimento.

CNPJ: 29.752.402/0001-24